domingo, 13 de dezembro de 2009

Prosseguindo com o papo sobre "de gente e cães"

As meninas de Minas me deixaram confuso. Aí, decidi consultar minhas enciclopédias. E estava lá no Aurélio: “Raça – conjunto de indivíduos cujos caracteres somáticos, tais como a cor de pele, a conformação do crânio e do rosto, o tipo do cabelo, etc. são semelhantes e se transmitem por hereditariedade...”

Aí, fui ver no Houaiss: “Divisão tradicional e arbitrária dos grupos humanos determinados pelo conjunto de caracteres físicos hereditários, como cor da pele, etc. etc. e etc.” Depois, ao Michaelis: “Cada uma das grandes famílias em que se costuma dividir a espécie humana.”

Então fica combinado assim, minhas queridas. Não me aborreçam. Nós somos a Espécie Humana. Negro, branco, amarelo, ameríndio são raças e não etnias. Está bem? Se não ficar bom assim, vou dar mais uma decepçãozinha a vocês. Sabem o que significa etnia? Vamos ao Aurélio. Está lá: “Etnia se refere a população ou grupo social que apresenta relativa homogenidade cultural e lingüística compartilhando história e origens comuns.” Viram? É por essa razão que judeus cultos, por exemplo – e são quase todos – dizem que eles não são raça, são etnia. Dá pra sacar a diferença.

Então, ficamos assim, no me inchen mas las pelotas: negro é raça, branco é raça, amarelo é raça, ponto! O ser humano – ou a humanidade – é Espécie.

Todas essas considerações e enrolações que o trouxe até aqui, leitor são apenas uma introdução, acreditem. Seria pra gente conversar – olha só – sobre o excitante momento político que estamos vivendo neste momento. Preciso desses dados para esta conversa. É que quero dividir a Espécie humana em raças, não quanto às características hereditárias, de cor de pele, formato de crânio, etc. O que vai caracterizar o ser humano nesta divisão que faço agora será o comportamento.

Dá pra conhecer um ser humano da raça comportamental mais facilmente do que se conhece um pitbull. Não vamos, porém, ficar nomeando estas raças comportamentais fazendo analogia com cachorros. Há outras formas de identificá-los para entender bem o que está acontecendo hoje no Brasil. É preciso conhecer, por exemplo, a raça dos istas.

Um dia eu apresento ela a vocês. Ela e eles. A introdução já está feita, aguardem.

Ziraldo


http://ziraldo.blogtv.uol.com.br/2009/12/12/prosseguindo-com-o-papo-sobre-de-gente-e-caes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails